terça-feira, 15 de abril de 2014

Curso Online grátis de Java ME Embeded para o RaspBerry PI

 


Bom dia à todos,

Pra quem ainda não sabe, e eu acho difícil de ainda ter alguém que trabalha ou estuda na área técnica que não tenha ouvido falar destes dispositivos, o RaspBerry PI é um "computador" cuja a placa é do tamanho de um cartão de crédito e que expõe um conector com GPIO´s, I2C, SPI, UART, PWM e I2S. Tem muita gente ao redor do Globo fazendo muita coisa bacana com o RPi (abreviação de RaspBerry PI). Em breve eu devo escrever sobre as minhas impressões pessoais sobre o mesmo além de outras novidades, aguarde!

Bom, continuando...

Se você tem um computador, é necessário criar programas para ele. Para criar programas você precisa de uma linguagem de programação. E as principais linguagens de programação disponíveis para o RPi são o Python (considerado pelos criadores do RPi como sendo a principal linguagem para a plataforma) e a linguagem C.

A Oracle está desenvolvendo o Java ME Embeded 8 e está atualmente disponibilizando para download uma versão conhecida como EA2 (Early Access 2) que como o nome sugere se trata de uma versão em que algumas características podem mudar em um futuro próximo.

Para divulgar a nova versão 8 do Java e ajudar a divulgar o Java ME a Oracle está disponibilizando o Java MOOC (Massive Online Open Course). Se trata de um curso online grátis no qual ao longo de 5 semanas você vai aprender a desenvolver uma aplicação Java para o RPi interagindo com vários dispositivos  de hardware e aprendendo vários conceitos de Java no processo. Com certeza que é um curso bem interessante.

Na verdade está notícia em sí não é nova, inclusive já há uma turma em andamento que começou em 31 de Março. A novidade agora é que devido ao sucesso do curso resolveram abrir uma nova turma com o começo previsto para o dia 19 de Maio.

Além de um conhecimento básico de programação e de eletrônica é necessário que você possua um RPi e que você possua alguns acessórios que são vendidos pela Adafruit que fica no EUA. Eu não sei, mas eu acredito que já está meio em cima para comprar o material da Adafruit pelo correio. Até começar o curso o material ainda não vai ter chegado muito provavelmente. Dá última vez que eu comprei alguma coisa dos EUA o material demorou 5 meses pra chegar - devo escrever uma outra matéria a respeito disso.

De qualquer forma, caso você ainda possua o RPi a Farnell vende o aparelho por R$ 189,00 sem o cartão SD Card e sem fonte. Eu comprei o meu RPi da Farnell e usei um cartão SD que eu já tinha e para alimentar o RPi eu estou usando uma fonte de celular. A compra dos acessórios é bacana mas eu não creio que seja imprescindível para poder fazer o curso. Pelo que eu tenho visto até agora dá para se virar sem os acessórios só que fica mais difícil de fazer o curso. Eu devo escrever mais outra matéria explicando como eu estou fazendo para praticar sem os dispositivos da Adafruit.

Segue o link para inscrição no curso:
https://apex.oracle.com/pls/apex/f?p=44785:145:0::::P145_EVENT_ID,P145_PREV_PAGE:1841,143

Espero que isto seja útil. Java é uma linguagem que está muito em voga e aprender Java pode ser um fator importante na carreira de qualquer profissional da área.

Um abraço,

José Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário