quinta-feira, 4 de julho de 2013

KickStart no Projeto do emulador de interface de disquete para MSX

Olá,

A imagem acima é um primeiro "brain storm" do que eu pretendo fazer para a minha interface de disquete. Eu tenho dois computadores MSX: um expert 1.0 e um Hotbit convertido para 2.0. Eu tenho drive de disquete e tenho as interfaces de disquete o que eu não tenho é paciência para continuar trabalhando com disquetes de verdade. Por este motivo é que eu decidi por criar uma interface de hardware que emule o funcionamento da interface de disquete do MSX mas que na verdade trabalhe com disquetes virtuais (arquivos) usando um SDCard. A minha ideia inicial é manter o projeto mais simples possível.

A interface escolhida para ser "emulada" pela sua simplicidade foi a interface CDX. A ideia é que o circuito emulador trabalhe o mais próximo possível de como funcionaria o circuito emulado. Basicamente falando a interface CDX possui dois componentes: A EEPROM que armazena a BIOS de disco e o chip de interface de disquete 2793 que faz a interligação da unidade de disquete com o computador.

A bios que será usada será uma bios de uma interface de disquete real. Neste quesito a minha interface não difere em nada de uma interface tradicional. Talvez apenas o componente escolhido. Ao invés do antigo e tradicional 2764 eu vou usar uma EEPROM AT89HF010 da Atmel com encapsulamento PLCC. Além de ser muito menor, consome bem menos energia.

Vai haver um MCU PIC que vai emular o funcionamento do chip 2793. O PIC escolhido até o momento é o PIC18F4550. Ele também ficará responsável pela comunicação com o SDCard e por controlar a interface com o usuário.

Eu vou usar um CPLD EPM3064 da Altera para executar duas funções: realizar a decodificação dos endereços entre o barramento do MSX e o PIC e servir como buffer conversor de tensão entre o PIC que trabalhará com 5V e o SDCard que trabalha com 3,3V.

Há muito ainda a ser feito. Esta é uma primeira idéia inicial e não sei se os componentes escolhidos até aqui vão ser mantidos até o fim do projeto. Qualquer novidades serão postadas no blog.

Um abraço,

José Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário