domingo, 16 de junho de 2013

No que estou trabalhando recentemente...


Olá,

Eu tenho vários projetos arquivados no meu escaninho e em andamento no momento só tenho um projeto. Trata-se de um CNC portátil. A ideia original é a de diminuir o trabalho de confeccionar as placas de circuito impresso que faço manualmente utilizando um "CNC" para automatizar o trabalho do perfuração da placa. No futuro talvez eu implemente outras funções mas eu estou tentado me manter firme no objetivo original para não complicar ainda mais aquilo que já está bem complicado.

A idéia de tornar o CNC "portátil" veio após eu já ter iniciado o projeto. A forma mecânica que o CNC foi tomando me permitiu vislumbrar a possibilidade de transformar o CNC numa caixa em que eu possa guardar em qualquer lugar e que eu consiga transportar com uma certa facilidade.

O projeto foi iniciado no começo deste ano e ainda não está concluído mas eu já tenho bastante orgulho dele. Eu acho que a parte mecânica está bem interessante apesar de já ter detectado alguns problemas que eu preciso resolver muito em breve. Além disto eu ainda não montei a "casca" externa do bicho. Até mesmo porque eu acho que esta deverá ser uma etapa próxima do fim do projeto ou da conclusão do projeto.

Com relação à eletrônica em si eu na verdade criei quatro circuitos - até agora - para a implementação do controle. Porquê quatro circuitos? Boa pergunta. Porque como eu não sabia no início se o projeto iria para frente e então eu decidi começar devagar. Decidi que o projeto deveria ser modular. Ao invés de usar um único circuito que controlasse os motores dos eixos X,Y e Z e que fizesse também a comunicação com o computador como é o usual (pelo menos é o que eu tenho visto na internet). Eu fiz um circuito com seu próprio microcontrolador para cada motor de passo e a comunicação entre os microcontroladores e o computador se dá por meio de uma interface RS485 para USB que eu também criei. O bacana desta solução é que me permite escalar o meu CNC, ou seja, vai me permitir fazer adições ao CNC no futuro sem ter que trocar todo o hardware. Por outro lado aumentou consideravelmente a complexidade do projeto.

Atualmente eu estou trabalhando na confecção do software de computador que vai permitir abrir arquivos de perfução de placa no formato .drl que são gerados pelo kicad e comandar o CNC para executar as furações. Uma das premissas do software de controle será a facilidade de expansão do software. Para isto eu tenho tomado certo cuidado na criação das classes de forma a criar uma interface de programação bem genérica e que consiga englobar novos recursos no futuro. O software de controle está sendo desenvolvido inteiramente em C++ e em breve deve postar o software aqui no blog. Aguarde.

Eu iniciei este projeto do CNC acreditando que seria relativamente simples, mas, mais um vez as aparências me enganaram. Este projeto está se tornando num dos empreendimentos mais difíceis de serem concluídos até agora.

Não é só a parte mecânica do CNC que é complicada. O hardware e o software tem me demandado muito trabalho e atenção. Mas uma das coisas mais legais deste projeto é que eu tenho aprendido muito e isto para mim é o que mais conta.

Até breve,

 José Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário